O Círculo Íntimo

Sucesso de crítica quando publicado, ‘O Círculo Íntimo’, de T.C. Boyle, é fruto de extensa pesquisa do autor; ele mostra os bastidores do projeto de Alfred Kinsey – que visava o conhecimento científico da atividade sexual humana e que deu origem ao famoso Relatório Kinsey. Um romance que trata do surgimento, desenvolvimento e propagação da sexualidade nos Estados Unidos nos anos 40 e 50.

John Milk é um tímido universitário que nunca teve muito contato com as práticas sexuais, muito menos com as mulheres. Mas sua vida muda por completo quando ele conhece o professor de zoologia da Universidade de Indiana, Alfred Kinsey, Prok para os íntimos.  Aos poucos, sem que tenha muita consciência disso, Milk se envolve profissional, emocional e fisicamente com o professor, tornando-se o primeiro membro do círculo de confiança de estudiosos do projeto fundado para a pesquisa sexual.

Como membro do ‘círculo íntimo’ de pesquisadores de Kinsey, Milk (assim como a sua bela esposa) é chamado a participar de experimentos sexuais cada vez mais desinibidos — e problemáticos para o seu casamento. Pois em seus últimos anos de vida o famoso cientista (que na intimidade era um entusiasta sexual de primeira) testa seus limites pessoais e profissionais de maneira cada vez mais inconsequente. 

O romance não se pretende uma biografia. É, antes, a construção de uma trama fictícia tendo os fatos históricos como pano de fundo e trata, sobretudo, de como o narrador, John entra para o projeto e tenta conciliar uma vida considerada normal com sua mulher monogâmica, criada religiosamente sob o tacão dos valores morais que Kinsey execra e pretende derrubar.

Sobre o livro: Os download bastidores de uma pesquisa científica discutida até os dias de hoje, uma ideia que revolucionou a noção de sexualidade A trajetória do professor de zoologia Alfred Kinsey, que quis estudar profundamente a sexualidade humana, causou controvérsias entre os mais conservadores pois reuniu cerca de 100 mil entrevistas, e concluiu que a maioria das pessoas têm tendências homossexuais.

Sobre o autor: T.C. Boyle, romancista. Suas histórias aparecem regularmente nas revistas norte-americanas mais importantes, incluindo The New Yorker, GQ, Esquire, Harper’s e Playboy. Vive próximo de Santa Barbara, Califórnia.

Editora Bertrand Brasil, 560 páginas, R$ 59,00.

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>