O ciclo da auto-sabotagem – Por que repetimos atitudes que destroem nossos relacionamentos e nos fazem sofrer

Rosner, um psicólogo clínico, e Hermes, uma autora de romances, discutem o ciclo de autodestruição que afeta algumas pessoas em relações interpessoais, suas causas, como reconhecer e mudar. Através de estudos de casos, eles descrevem o comportamento repetitivo decorrente da primeira infância, no casamento, na criação dos filhos, no trabalho e na forma como as pessoas tentam melhorar. Vícios e compulsão também são abordados. 

Do ponto de vista da prática clínica, o livro é um relato esclarecedor da dinâmica da compulsão à repetição – uma tendência a repetir certas formas de comportamento que são compulsivas e destrutivas, ao mesmo tempo. Os autores oferecem uma análise em profundidade das causas, as diversas formas em que se manifesta e, finalmente, sugerem possibilidades de superação. O livro começa com exemplos interessantes, o dia-a-dia dos rituais relativamente inofensivos de atuação repetitiva, despertando a curiosidade do leitor. 

Mais tarde, os autores descrevem as formas mais destrutivas de comportamentos e sua natureza avassaladora, que muitas vezes resultam em dificuldades nos relacionamentos interpessoais no trabalho e em casa. Segundo os autores, o desejo de repetição é tão forte, que até mesmo o princípio hedonístico de buscar o prazer e evitar a dor é comprometido pela necessidade de repetir. O que torna ainda mais difícil é o fato de que esta forma de agir é muitas vezes incontrolável e a vítima desconhece a causa. 

As origens deste comportamento geralmente podem ser atribuídas a experiências traumáticas enfrentadas ao longo da vida, e foram reprimidas durante um longo período. Os autores relatam vários exemplos, para mostrar como é autodestrutivo, quase sempre pode resultar na espiral descendente se não for controlado, oferecendo insights sobre a resolução dos ciclos, permitindo que as vítimas se tornem conscientes de sua natureza sabotadora. 

Embora o livro tenha jargões técnicos, relativos à psicoterapia, os autores esclarecem seus significados. No geral, o livro permite uma leitura interessante, em grande parte direcionada para a Psicologia.

Descrição
Um menino de 12 anos de idade, jura que nunca vai fazer para sua futura família o que seu pai fez, deixando o menino, sua irmã e mãe. No entanto, 30 anos depois, o menino agora um homem, deixa sua própria família. Uma jovem que está saindo de um relacionamento abusivo é agora atraída para o mesmo tipo de personalidade de um suposto namorado. E um advogado, que cresceu com um pai impossível de agradar aceita um emprego em uma empresa onde o chefe nunca reconhece seu potencial.  Estes são o tipo de ciclos repetitivos que Stanley Rosner tem visto  em sua prática através de 40 anos como um psicólogo clínico. Assistido pela popular autora Patricia Hermes, Rosner oferece muitas possibilidades mostrando claramente o quão cedo os eventos de vida pode criar dilemas inconscientes que nos movem para repetir a situação em outras formas. Ele pretende mostrar como é possível os problemas que persistem, explicando como reconhecer estas questões, em seguida, avançar para as resoluções. “O que eu tenho para oferecer”, diz Rosner, “é a oportunidade para a mudança.

Sobre os autores – Stanley 857684236X_yJRosner, Ph.D. e Patricia Hermes.
Stanley Rosner, psicólogo com mais de 40 anos de experiência, é diretor da Carrer and Educational Planning Associates, entidade que oferece consultoria em planejamento profissional.

•Patricia Hermes é autora de mais de 40 romances voltados para o público jovem. Ganhou prêmios como o Smithsonian Notable Book e C.S. Lewis Honor Book.

Sobre o livro – Por meio de histórias reais, os autores mostram como episódios traumáticos – a Autoestimaseparação dos pais na infância ou término conturbado de um relacionamento, por exempo – podem criar dilemas inconscientes que acabam nos fazendo agir contra nós mesmos. O resultado é um ciclo de autodestruição que afeta as relações pessoais e profissionais.

Editora Best Seller, 2009, 206 páginas.

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>