Ser Psicóloga

Hoje estava pensando na profissão de psicóloga, e me lembrei do mito da caverna.

Ser psicóloga é primeiramente entrar em contato com as próprias sombras e poder observar que elas apenas são projeções de outras realidades, e desta forma permitir-se sair em busca do desconhecido.

Ser psicóloga é querer sair da caverna, e é também querer voltar para ajudar quem ainda se encontra sobre as sombras a poder encontrar a luz de sua própria realidade.

Ser psicóloga é ser chamada de louca… louca por conseguir sair dessa caverna e ir em busca de novos conhecimentos, quebrando paradigmas a cada instante.

Ser psicóloga é poder e querer aprender no contato com o outro… é ser empática ao invés de juíza.

Somos loucas sim, mas loucas pela humanidade que existe em cada pessoa… loucas pelo desconhecido e pelo conhecimento.

A caverna é um lugar sombrio e úmido, mas mesmo assim, muitos, por medo do novo preferem passar a vida à sombra de sua própria vida, ou pior, da vida de outros.

Psicóloga de verdade, a cada dia sai de sua própria caverna escura e sombria e vai até a caverna de outras pessoas para as chamarem de volta à vida, de volta à realidade!

Esse é nosso trabalho… essa é nossa profissão… vocação… isso é um dom. 

(Texto adaptado, desconheço autoria)

12 Comentários
  • Priscila Pereira dos Santos

    Amei quero ser muito psicóloga, espero realizar esse meu sonho

    • Auriane Rissi

      Priscila, nossa loucura é entender a alma humana…tão complexa. Mas, é exatamente esse amor que você descreve que nos faz seguir. Grata!

  • Priscila Pereira dos Santos

    Muitos dizem que ser psicólogos são doidos para mim somos doidos sim em querer ajudar aquelas pessoas que necessitam de ajuda que precisam de nós e dos nossos conselhos e alguem para entender os seus problemas!!!
    Amo a psicológia, amo o que ela significa!!!

  • Elaine

    Lindo texto. ..sou estudante do sétimo termo de psico…apaixonada por essa profissão!essa missão de tranformar pessoas é muito incrível!Que eu possa ser um peq instrumento dessa missão cono a sua Auriane! Abcs

    • Auriane Rissi

      Estar apaixonada faz toda a diferença, Elaine. Você irá conseguir, acredite! Grata BjBj

  • Letícia Nunes

    É tão bom ver textos maravilhosos como estes, que expiram aqueles que são,os que estão começando como eu,e os que não são. Um outro olhar, e que façamos com amor, ser psicóloga, acima de tudo é ser humano, ser humilde no que faz. PARABENS!

    • Auriane Rissi

      Obrigada Letícia. O amor deve estar em tudo o que nos propomos fazer. Um olhar com leveza e acolhimento. BjBj

  • Lindsay Teixeira

    Meu sonho é ser psicóloga, porque para mim ajudar alguém que realmente precisa da gente, é muito gratificante saber que de alguma maneira eu algum dia vou poder ajudar alguém. Espero que eu consiga de fato realizar esse sonho.

    • Auriane Rissi

      Um sonho lindo, com certeza. Sim, ser facilitadora na melhora da vida das pessoas é gratificante. Boa Sorte! BjBj

  • Maria Aguilar

    Maravilhoso texto. Eu me apaixonei pela psicologia fazendo terapia. Agora é meu sonho poder ser uma, um dia. Quero muito ajudar pessoas a sair da caverna, assim como fui ajudada um dia…

    • Auriane Rissi

      É mesmo maravilhoso. Ilustra bem a atuação da Psicologia. Boa Sorte em sua caminhada! BjBj

  • Briza Telles

    Eu quero muito essa profissão, sou completamente apaixonada por isso ❤

Deixe um comentário

Você pode usar estas tags HTML <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>